Toda a proteção que possamos dar ao nosso corpo e por consequencia a nossa pele, só é benéfica. Existem varios mitos que a exposição ao sol em demasia não faz mal para este ou aquele tipo de pele, não é verdade. Esta exposição em demasia pode trazer consequencias brandas, como queimaduras e descamação ou a longo prazo o tão conhecido (em areas de muito sol), cancer de pele. A pele é o maior órgão de todo o corpo humano e graças a ela nos relacionamos com o meio ambiente. Além do câncer de pele, o sol está diretamente relacionado ao envelhecimento precoce da pele, além das queimaduras, desidratação e da insolação. Por isso, a prevenção do câncer e muitas outras doenças de pele devidas ao sol é extremamente importante e se inicia na infância, devendo manter-se por toda a vida. Há vários modos de se proteger do sol. São produtos capazes de nos proteger por algum tempo dos efeitos nocivos da luz do sol.
Além do fato dela desempenhar papel de vital importância, por ser uma barreira contra infecções e outros agentes agressores externos, é através da pele que podemos perceber o frio ou calor, distinguir diferentes texturas e consistências, sentir dor, manifestar carinho ao toque.
A pele é formada por três camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme.
Epiderme
Hipoderme
Por ser um órgão que sofre envelhecimento não só devido ao tempo, mas também por exposição solar, a pele exige alguns cuidados bastante importantes para que possa permanecer com aspecto viçoso e saudável por mais tempo.
Com o passar dos anos, a pele exposta ao sol torna-se manchada, ressecada e enrugada, enquanto que a não exposta tende a manter-se macia, lisa e homogênea. Além disso, o hábito de fumar é outro fator que contribui para acelerar as indesejáveis marcas do tempo.
Assim, cuidar da pele implica proteger-se do sol, habituar-se a uma dieta saudável, não fumar, além de mantê-la sempre limpa e hidratada.
Hidratação: O hidratante é um produto de uso local, cuja função é manter estável a quantidade de água na pele.
A pele do corpo e o rosto possuem características diferentes e requerem hidratantes.
Pele seca exige produtos mais oleosos; pele oleosa necessita de hidratantes mais "leves", de preferência em forma de gel ou loção.
O uso do hidratante associado a um filtro solar (fator 15) diariamente é importante para proteger a pele dos raios solares e do conseqüente envelhecimento precoce.
Fotoproteção: O sol é necessário para ativar a vitamina D no nosso organismo e evitar o raquitismo.
Apenas 10 minutos diários de sol são suficientes para prover todas as nossas necessidades.
Para o bronzeamento é necessário um tempo muito maior de exposição ao sol, e, embora a pele bronzeada seja muito "cultuada" em nosso meio, a verdade é que este costume pode causar sérios danos à pele devido ao efeito cumulativo da radiação solar.
flickr - Nick Sherman
O mais simples é não se expor ou evitar sair de casa nos horários em que ele é mais forte, porém, o sol aqui no Brasil é bem "forte", principalmente entre 10 e 16 horas da tarde.
Como nem sempre isso é possível, faz-se necessário o uso de fotoprotetores.
Hoje em dia também existem em creme, gel, spray, entre outros.
Eles contêm os chamados "filtros solares", que são substâncias que filtram a luz, deixando passar apenas os raios menos nocivos à nossa pele.
fonte:.Bayerscheringpharma.